Miie é usada no estudo de mestrado nos EUA

No primeiro post do blog, eu vou falar de uma notícia que nos deixou imensamente felizes e honrados: a Miie foi tema de um estudo de Mestrado de Jornalismo de Moda, em uma universidade dos EUA!

A autora da tese, e que também escreveu o artigo que eu vou copiar aqui embaixo, é a Prachedes Germano, uma amiga que conheci em 2014. Ela é jornalista e designer de moda, e cruzamos nossos caminhos quando fomos trabalhar – ocasionalmente – juntas pra uma grande marca de moda do Brasil.

De lá pra cá seguimos em contato, e uma sempre acompanhando a outra nas redes sociais. Até que ela me convidou pra uma entrevista e quis saber mais da Miie pra um estudo de Mestrado!

Como é bom ver nosso projetos indo cada vez mais longe!

Bom…vou colocar aqui a tradução da matéria (originalmente escrita em inglês), mas quem quiser também pode conferir o conteúdo original AQUI!

Obrigada, Prachedes!

Amamos!

Uma marca que se posiciona por produtos únicos e exclusivos.

Crescendo em uma família de empreendedores e artistas, Julie Duarte Kossmann Menezes teve a oportunidade de desenvolver uma paixão artística e pelos cuidados com a saúde que a levaram a criar um negócio. Em 2003, em parceria com uma amiga, ela abriu a primeira empresa de Naturologia no Brasil.

A naturologia é uma variação teísta da naturopatia – um sistema para tratar doenças ou condições usando alimentos naturais, ervas, entre outras técnicas – que inclui acupuntura, herbologia, homeopatia, iridologia e higiene natural.

Em sua clínica, desenvolvendo misturas exclusivas de óleos para os clientes, como parte da aromaterapia, os clientes despertam para Menezes a ideia de transformar as misturas exclusivas em fragrâncias. Em 2014, ela deu um passo à frente, deixando a empresa de Naturologia e criando a Miie.

A partir de um nome incomum, pronunciado como ‘mee’, o nome da marca é uma mistura de letras que se referem ao pronome inglês “eu” em uma combinação com o nome da proprietária. Menezes explica: “Se fosse apenas o pronome ‘eu’, poderia trazer às pessoas um sentimento de posse ou até de orgulho, essa não é a marca”. Então, ela trabalhou com um designer em idéias e criou o duplo “i”. Ela conclui que “ter um” i “duplo era uma maneira de tornar o nome da marca curto, mas fluido.”

Por tudo isso, o objetivo de Miie é ser uma marca sustentável relacionada ao meio ambiente, promovendo o autocuidado e, também, permitindo que as pessoas se sintam empoderadas e únicas. Menezes diz que as fragrâncias têm esse poder e Chanel é uma prova disso: “Chanel criou o primeiro perfume porque as pessoas não tinham poder de compra para comprar suas roupas, embora tivessem dinheiro para comprar um perfume, e com isso as pessoas sentiam que estavam usando a marca e se sentiram poderosos e confiantes.”

A marca desenvolve fragrâncias exclusivas, como perfumes, fragrâncias para casa, velas e cosméticos ecologicamente corretos para empresas e, neste ano, a Miie lançou seu primeiro produto para o consumidor direto.

“Meus maiores clientes são da indústria da moda e acredito que é porque a moda está relacionada ao bem-estar”, explica Menezes, que trabalhou com marcas como Forum, Colcci, Beagle, entre outras. Os produtos desenvolvidos estão disponíveis para consumidores finais brasileiros entre US $ 35 e US $ 14, dependendo da marca.

Em 2017, ela se mudou para a Suíça, onde abriu um laboratório para pesquisa e desenvolvimento de fragrâncias. Os ingredientes para seus produtos vêm de todos os lugares do mundo, no entanto, ela mantém toda a produção nas empresas brasileiras.

Em uma recente viagem ao Brasil, em abril e, em resposta ao surto de COVID-19, Menezes lançou o primeiro produto da Miie para consumidores diretos, chamado “Essencial 70”, vendido e promovido exclusivamente no Brasil através das mídias sociais – @miie_unique_essence.

O Essencial 70 é um álcool para as mãos líquido com uma faixa de preço de US $ 8 dólares para uma garrafa de 500 ml, a US $ 2 dólares para uma versão de 60 ml. O produto está recebendo feedback positivo dos clientes e é possível associar esse rápido sucesso – mesmo sendo o primeiro produto da marca vendido diretamente – ao aspecto de artesanato e eco-friendly do produto, além da boa qualidade dos materiais e do correto timing da empresa.

A marca possui uma política de criação e busca de práticas sustentáveis dentro da realidade do mercado. Por exemplo, para o Essencial 70, Menezes trabalhou sem cor para o líquido, sem textura, usando a garrafa disponível no mercado devido à pandemia, mas o ideal para as próximas vendas é usar uma garrafa 100% reciclada e continuar desenvolvendo práticas sustentáveis.

Para o futuro, a marca está investindo em mídias sociais e já está desenvolvendo uma ideia para entregar uma fragrância pessoal aos consumidores finais. A empresa acredita que a missão de sua marca não se restringe a desenvolver apenas produtos, mas desenvolve uma experiência pessoal e uma interação da marca com o cliente.

Uma marca de produtos e cosméticos exclusivos com elegância e inovação no seu DNA.

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